Friday 15 March 2013

Business Portuguese - Encontro Empresarial

In the video below you will be able to observe the difference between Brazilian and European Portuguese. They are spoken in formal way.

This is an intermediate level. Verbs are used manly in the present tense. Watch the video  identifying  the words on the table below.


  • Negócios
  • Comércio 
  • Recessão 
  • Mercado
  • Empresas
  • Negociadores
  • Setor energético
  • Evento 


The transcript of this video is as follows:

Encontro empresarial


Empresários e representantes de onze câmaras de comércio luso-brasileira se reuniram ontem no consulado de Portugal em São Paulo para trocar informações e ampliar as relações comerciais dos países de língua portuguesa. Mesmo com o fantasma da recessão mundial por perto, as apostas no Brasil ganham força entre os negociadores parceiros, atraindo investimento de grupos estrangeiros para o país nos próximos anos. Um bom exemplo está no Nordeste, em dez anos, já recebeu mais de 450 pequenas e médias empresas ligadas a países que falam português.

Nós apresentamos uma proposta à comunidade empresarial desses dois países, de por conta da língua portuguesa ampliarmos as oportunidades de negócios pros outros seis países de língua portuguesa.

Outro mercado atrativo para quem quer comercializar na nossa língua está na África. Por lá, são cinco países que falam oficialmente português, além das diversas comunidades espalhadas pelo continente.

Ligando o Brasil, Portugal, mas também Angola que é um mercado extremamente promissor e ativo. Cabo Verde que é um mercado inclusivamente que tem uma ligação muito íntima ao Ceará, por vôos diretos que existem entre Fortaleza e o Sal e também os restantes países de língua portuguesa, Moçambique, São Tomé e príncipe, Guiné, Timor.

A trajetória de expansão que recentemente está havendo recentemente com as empresas Brasileiras, quando elas procuram o mercado externo, você verifica que elas tem a tendência de procurar primeiro os mercados mais conhecidos, os mercados vizinhos, e certamente aqueles mercados onde as pessoas se conseguem entender porque falam o mesmo idioma.

O evento serviu também para destacar a importância da relação comercial entre o Brasil e Portugal. As homenageadas da noite foram o grupo Odebrecht, responsável por dezenas de grandes obras em Portugal e a Lusa EDP – energias do Brasil.

Com sabes, neste momento o Brasil está num momento único de sua história, um momento de grande desenvolvimento, um momento em que o setor energético precisa rapidamente de mais capacidade de geração, e a EDP tem, no Brasil, uma prioridade fundamental de crescimento de sua atividade.

O próximo encontro empresarial acontecerá no Ceará ainda no mês de setembro

No comments:

Post a Comment