Tuesday 14 July 2009

European Portuguese - 10 -07-2009

I aalso have a student to whom I teach European Portuguese. sha is native speaker of Portuguese, therefore we working only in writting skills.

we learned the verbs in the present, perfect past and also we started working on imperfect past.
some of texts worked with her ay be seen bellow.

Obama anuncia amanhã garantia de segurança alimentar


O presidente norte-americano, Barack Obama, vai anunciar sexta-feira uma iniciativa no valor de 15 mil milhões de dólares para garantir a segurança alimentar no mundo, assegurou hoje o presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

"Esperamos que o presidente Obama faça o anúncio amanhã (sexta-feira) e apele aos outros países do G8 e das economias emergentes para apoiarem esta iniciativa", declarou à imprensa Kanayo Nwanze, que preside àquela agência da ONU.

"A iniciativa do G8 é de 15 mil milhões" de dólares (cerca de 10,79 mil milhões de euros) em três anos e financiará os investimentos na produção agrícola nos países do Sul, "os Estados Unidos contribuem com 3,5 mil milhões", adiantou Nwanze.

O presidente do FIDA saudou a iniciativa para "ajudar os países a aplicarem eles próprios boas políticas para produzirem alimentos".

Nwanze apelou ainda para que a iniciativa não seja uma promessa, mas uma verdadeira acção, recordando que durante a cimeira do G8 em Gleneagles, na Escócia em 2008, os oito países mais desenvolvidos "prometeram duplicar a ajuda" ao desenvolvimento até 2010 "providenciando perto de 22 mil milhões de dólares, mas até ao momento só sete mil milhões" foram dados.

O chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, anunciou terça-feira que o G8 lançaria uma iniciativa de "10 a 15 mil milhões de dólares" para garantir a segurança alimentar no mundo.

Quarta-feira à noite, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou que a França iria contribuir com 1,5 mil milhões de euros (cerca de dois mil milhões de dólares) em três anos para essa iniciativa.

Hoje, o Canadá anunciou um aumento de 600 milhões de dólares canadianos (370,61 milhões de euros) em três anos na sua contribuição para a segurança alimentar.

Em 2008, o aumento dos preços dos bens alimentares provocou "confrontos da fome" em numerosos países.

fonte: diário de notícias



as well as the text bellow

Portugal-Brasil

O "B" dos BRICs quer competir na 1ª liga

Inflação galopante, instabilidade monetária e vários anos de crescimento económico negativo são um cenário que já não serve o guião da nova economia brasileira. O Brasil aposta forte no salto de economia emergente para economia líder mundial.


Rute Sousa vasco

O Brasil é hoje uma economia investment grade, o mesmo é dizer que conta com um selo de confiança por parte do mercado financeiro internacional. Neste contexto, o mercado de capitais tende a ampliar seu papel como financiador do crescimento e existe uma natural curiosidade sobre os vários sectores de uma economia rica em recursos naturais e com necessidades geradoras de negócios aos mais diversos níveis, das infraestruturas à indústria e serviços.

A crise internacional encontra assim um país que, segundo o seu presidente, Lula da Silva, estava melhor preparado. “Precisamos ter tranquilidade, continuar trabalhando com muita seriedade, saber que a crise é profunda, que é delicada e que o Brasil precisa continuar agindo da forma que está agindo para que a gente sofra menos e possa sair rapidamente dela, fazendo com que o Brasil dê um salto de qualidade”, afirmou recentemente.

Também as organizações internacionais levam muito a sério o papel do Brasil, não só no momento actual, mas no novo mundo que sairá da crise. No encerramento do encontro da Primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, Dominique Strauss-Kahn, do FMI, falou do país como “um grande jogador do cenário mundial”.

De acordo com notícias recentes vindas a público, a economia brasileira parece efectivamente dar sinais de uma melhoria, pelo menos ao nível das expectativas. Após sete semanas consecutivas de queda, os especialistas ouvidos pelo Banco Central para a composição do Boletim Focus, subiram a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O painel prevê que, em 2009, haja uma queda do PIB em 0,39%; na semana anterior a previsão era -0,49%.

Para 2010, o mesmo painel aponta para uma recuperação da economia com um crescimento de 3,5%, valor que se tem mantido estável. Nem fado, nem sambaDevido a todo o contexto histórico e à ligação entre Portugal e Brasil, o estreitar de relações tem sido um dos objectivos dos governos de ambos os países. Para esse estreitamento, muito têm contribuído as cimeiras luso-brasileiras, que têm suavizado alguns diferendos, com a assinatura de vários protocolos.

Além desse aspecto, estas cimeiras têm ajudado na construção de uma visão bilateral diferente da que predominou ao longo de todo o século XX: a ideia de um Portugal triste e de fado, e a imagem de um Brasil que vive só do futebol e do samba. A realização de campanhas de divulgação dos países enquanto destino turístico, tem igualmente registado resultados bastante positivos, tendo Portugal sido eleito como o segundo país europeu mais procurado por turistas brasileiros.No Brasil, o sector de infraestruturas, as operações de logística, a bioenergia e a construção civil estão no topo da lista dos mais atractivos para investidores no novo Brasil.

O sector petrolífero, com com todas as descobertas que têm ocorrido e face ao potencial de novas áreas de exploração, é também um dos que capitaliza mais interesse. Certo é que várias e diversificadas oportunidades estão em aberto.

fonte: diário de notícias


No comments:

Post a Comment